quarta-feira, 8 de maio de 2013

Extraterrestres em Lisboa

"LisboET #1"
por Paulo Galindro
Ilustração digital sobre fotografia em iPad
Maio de 2013



"Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia"


William Shakespeare
"Hamlet"




Passo 4 horas por dia em transportes, nas minhas deslocações casa - trabalho - casa. Acreditem ou não, durante estes 10 anos já percorri aproximadamente 240.000 km, em cerca de 9680 horas. Não é fácil, mas como tudo na vida, tem o seu lado positivo. viajar em transportes é uma experiência antropológica e social muito rica, e acima de tudo tem me tornado mais sensível às subtilezas da vida.

E é exactamente sobre subtilezas que vos quero falar.

Há poucas semanas, apercebi-me de algo muito estranho ao longo do meu trajecto. Começou por ser uma ligeira impressão de movimento na minha visão periférica. Sombras que aqui e ali se moviam rapidamente, escondendo-se em sarjetas, nos ramos das árvores, debaixo do carros, nas pregas dos monumentos que habitam a cidade de Lisboa. Esta sensação estranha de estar a ser observado transformou-se em desconforto, e, mais tarde, na forte suspeita de que não estaria lá muito bem de saúde mental. Nos últimos dias, foram tantas as vezes que me deparei com esta terrível sensação de que a cidade de Lisboa esconderia um segredo bem debaixo dos nossos narizes, que cheguei a pensar recorrer a um médico. Mas tudo mudou quando, quando espontaneamente, decidi tirar a fotografia que acima apresento, que nada mais é do que uma protecção do local onde antes estava um poste de iluminação antes de ser de alguma forma destruído e deixar cabos de alta tensão à vista. Achei a imagem fotogénicamente curiosa, mas nada me poderia preparar para o que vislumbrei no ecrã do meu telemóvel.
Depois disto já tirei mais algumas fotografias, e em muitas delas surgem criaturas similares a esta. Nos próximos tempos mostrarei aqui algumas dessas imagens.

Chamei-lhes LisboETes, porque sei que não são do nosso planeta, e porque até agora só as fotografei na nossa bela capital.

Prometi a mim mesmo encetar todos os esforços para descobrir mais sobre estas criaturas, sobre o que as move, o que pretendem, quem são e de onde vieram. Partilharei convosco todos os resultados dessa pesquisa.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...