terça-feira, 17 de maio de 2011

Retorno às origens



Costuma-se dizer que não devemos voltar aos lugares onde fomos felizes.
Já o fim algumas vez, e vou voltar a fazer o mesmo amanhã.

Vou retornar às minhas origens.

Amanhã vou passar a manhã inteirinha na escola onde mais gostei de estudar e onde tomei algumas das decisões na minha direcção académica que iriam alterar para sempre o curso da minha vida... a Escola Secundária de Santo André - Barreiro.
A escola onde fiz grandes amigos, e outros nem por isso;
onde fiz um monte de desenhos nas mesas (Ups! espero que ninguém esteja a ler isto aí desse lado);
onde me apaixonei várias vezes;
onde me desiludi muitas vezes;
onde faltei algumas vezes às aulas para namorar na parte de trás dos pavilhões (um clássico);
onde, nos convívios de sábado à tarde dancei até cair para o lado ao som de "Summer of 69" de Bryan Adams e de "Roadhouse Blues" de The Doors;
onde o Paulo Galindro que sou hoje, com tudo o que isso significa, era apenas um esboço... um primeiro esboço num caderno que ainda tem metade das folhas para desenhar. And the best is yet to come.

Não obstante a escola estar completamente transformada ao ponto de não a reconhecer, de alguma forma, sinto que amanhã o ciclo completar-se-á. Vou estar com um monte de alunos de várias áreas, mas muito especialmente de artes, e também com os professores. Alunos que tal como eu sonhei quando tinha a idade deles ( e de certa forma ainda sonho), sonham que podem e devem mudar o mundo, torná-lo num lugar melhor. O cartaz chama-lhe formalmente de palestra / conferência. Eu prefiro pensar num diálogo, numa transmissão sincera, aberta e apaixonada de um pouco de tudo aquilo que fui aprendendo ao longo do meu trajecto profissional como ilustrador.
É algo que simplesmente adoro fazer.
E se tal como algumas das pessoas que cruzaram na minha vida,  no meio de tanta gente conseguir tocar -  mesmo que muito ao de leve - no coração e na alma de alguém, para mim o dia já valeu a pena.

2 comentários:

Cátia Meco disse...

O contributo do Paulo foi mais uma sementinha que plantei nos meus alunos...acho que agora é só continuar a dar-lhes sol, calor, luz e regá-los de vez em quando...já os vejo florescer.
Obrigada!

RuAn disse...

Desfruta diz-se viagem no tempo que vais fazer, por que digo-te eu que vais-te sentir como sim tivesses viajado no tempo. A mim resultar-me-ia impossível, o colégio onde passei a minha infância eram uns pavilhões *prefabricados que vai tempo que desapareceram. Apertas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...